Bem vindos!
Obrigada por escolher o meu cantinho!
Espero que gostem do blog!

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Origem

Halloween

O termo Halloween é de origem inglesa. Tem o nome inspirado na festa de todos os santos “All hallow’s eve”, que significa “véspera do dia de todos os santos”. É um evento cultural, tradicional dos países anglo-saxônicos: Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e República da Irlanda.
Como todas as histórias da antiguidade, que sempre exaltavam os opostos que governam o mundo, os celtas pensavam que seriam amaldiçoados e principalmente suas colheitas, se eles não oferecessem uma festa para os demônios ou toda e qualquer figura terrível e fantasmagórica. E assim, o Halloween era uma festividade que ocorria um dia antes do Dia de Todos os Santos.
É dito que a igreja católica a princípio, comemorava o Dia de Todos os Santos no dia 1º de maio, mas passaram a festejá-lo no dia 1º de novembro, por volta do século IX, para que os bárbaros se convertessem ao se recordar da festa cristã, logo no dia seguinte à festa do Halloween.
Na Irlanda, onde tudo começou, a festa é celebrada com os adultos construindo fogueiras e as crianças brincam de “triks or treats” (“doces ou travessuras”) de porta em porta exigindo doces em troca de não amaldiçoarem as casas.
Na América do Norte a festa de Halloween, as fantasias e máscaras são variadas, com inúmeras fantasias não necessariamente de figuras traiçoeiras, como se fosse o nosso carnaval, pois dizem que assim, não serão reconhecidos pelos maus espíritos.
No Brasil, o Halloween é comemorado nas escolas com uma festa no mundo dos espíritos maus, como bruxas, assombrações, feiticeiras, fantasmas, esqueletos, múmias e outras figuras bizarras ou somente usam máscaras. A figura mais assustadora é Jack que um dia convidou o diabo para beber com ele numa festa de Halloween. Depois de beberem bastante Jack persuadiu o diabo a se transformar em uma moeda para que pudessem pagar a conta. Rapidamente Jack pegou a moeda e a pregou em uma cruz. Para sair dali, o diabo fez um trato dizendo que nunca mais ia perseguir Jack. Quando Jack morreu, o céu não o recebeu por conta do trato com o diabo, e o diabo não o aceitou no inferno. Dizem que Jack vagueia pelo cemitério carregando uma abóbora com uma careta aterrorizante, com uma vela em seu interior para iluminar seu caminho obscuro e sombrio. Seu nome, então ficou sendo Jack o’lantern.Nas escolas, existe uma preocupação em como introduzir a festa do Dia das Bruxas. Só comemorar sem explicar, não adiciona nada na educação. É necessário contar a história, explicar o porquê desta celebração. A aula deve ser bem dinâmica, acrescida de vídeos, cartazes, fotos. As crianças podem pintar, os adolescentes podem criar enfeites para serem espalhados pela escola, que podem ficar enfeitadas com balões roxo, vermelho e preto, abóboras com caretas arrepiantes, caveiras, vasilhas coloridas cheias de doce. Em escolas bilíngues a interação das duas línguas e culturas é importante para a formação dos alunos.

Halloween na Escola
Nas escolas, existe uma preocupação em como introduzir a festa do Dia das Bruxas. Só comemorar sem explicar, não adiciona nada na educação. É necessário contar a história, explicar o porquê desta celebração. A aula deve ser bem dinâmica, acrescida de vídeos, cartazes, fotos. As crianças podem pintar, os adolescentes podem criar enfeites para serem espalhados pela escola, que podem ficar enfeitadas com balões roxo, vermelho e preto, abóboras com caretas arrepiantes, caveiras, vasilhas coloridas cheias de doce. Em escolas bilíngues a interação das duas línguas e culturas é importante para a formação dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário