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quarta-feira, 19 de setembro de 2012


Alfabetização através de jogos e brincadeiras


O processo de leitura e escrita de crianças envolve inúmeras maneiras de se trabalhar em sala de aula. Dessa forma cabe ao professor buscar alternativas que facilitem e estimule a construção do aprendizado, segundo Emilia Ferrero:Em vez de nos perguntarmos se devemos ou não devemos ensinar temos de nos preocupar em dar as crianças ocasiões de aprender. (p.103, 2001) De acordo com a autora é preciso criar situações de aprendizado, as brincadeiras e jogos são um dos recursos pedagógicos que contribuem na aprendizagem. É através destes instrumentos pedagógicos que acriança desenvolve os aspectos pessoais, sociais, cognitivos, afetivos, físicos e psicomotores indispensáveis na construção de conhecimento.
Existem vários canais de aprendizagem que devem ser utilizados ao trabalhar o som das letras do alfabeto, o reconhecimento das formas das letras e associação grafema- fonema. Utilizar brincadeiras nas aulas é valorizar e facilitar a construção do saber. As situações contidas nos jogos fazem a criança despertar aspectos importantes como a lateralidade, por exemplo, indispensável para situar-se no caderno (margem) diante da escrita. Há varias atividades lúdicas, podem ser utilizadas no processo de alfabetização, mas é preciso primeiramente que o professor faça a sua escolha diante do objetivo pretendido a alcançar, ou seja, da sua intencionalidade, para que este não se torne apenas um passatempo nas aulas, mas sim que tenha uma finalidade educativa. De forma geral os trabalhos com jogos e brincadeiras tornam as aulas mais interessantes, porque são novas possibilidades de aprendizado, principalmente para alunos que precisam de um tempo a mais para compreender um conteúdo ou que possuem dificuldade. A partir disso podemos usar ou adaptar jogos e brincadeiras simples, mas que geram bons resultados como:

 

·                    Bingo com letras do alfabeto;

·                    Jogo da memória com palavras;

·                    Domino com figuras e palavras;

·                    Jogo de silabas;

·                    Jogos de adivinha, parlendas e trava-linguas e cantigas

·                    Dança da cadeira com letras.

 
Dessa forma, o meio onde está inserido (neste caso a escola) deve propiciar ao aluno varias oportunidades de conhecimento. Alfabetizar com jogos e brincadeiras nesta perspectiva é valorizar o modo de aprender de cada aluno, (etapas) considerando suas singularidades e tempo para compreender. É abolir de vez atividades cansativas onde o aluno reproduz e copia sem estabelecer sentido, e dar lugar a uma forma mais prazerosa e significativa na construção do aprendizado.
                                                                                  
                                                                                 Giselle de Oliveira Padilha

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