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terça-feira, 8 de maio de 2012



Paulo Freire. Foto: Mauricio Nahas
Paulo Freire 


Foi o educador brasileiro que merece todo o nosso profundo respeito e gratidão, diante do seu trabalho e de suas ideias que abriram novos caminhos e perspectivas na educação. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos desenvolveu um pensamento pedagógico visivelmente e político. Em sua concepção um sujeito que aprende a ler e escrever liberta-se das amarras impostas pela sociedade e pela politica, de maneira a reconhecer-se no mundo como um cidadão que tem tanto direitos, como deveres. Assim para que o homem seja reconhecido como sujeito, deve-se haver a leitura de mundo, uma reflexão do lugar que ocupa e do seu valor como ser humano. Para Freire a educação é a única forma de inserção das pessoas de classes populares no contexto social, de promovê-las e de conscientizá-las com dignidade. Para Freire, o maior objetivo da educação é conscientizar o aluno, através de uma leitura de mundo, onde há uma reflexão do lugar que ocupa e do seu valor como ser humano. O principal livro de Paulo Freire " Pedagogia do Oprimido" descreve perfeitamente os pensamentos que permeiam a sua atuação como educador, se impondo a uma educação bancária, onde o aluno é considerado como um ser vazio e onde apenas é depositado conhecimentos, e dando espaço a uma educação libertadora onde o aluno é um sujeito critico.



                                                                                    Giselle de Oliveira Padilha

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