Paulo Freire
Foi
o educador brasileiro que merece todo o nosso profundo respeito e gratidão,
diante do seu trabalho e de suas ideias que
abriram novos caminhos e perspectivas na educação. Conhecido principalmente
pelo método de alfabetização de adultos desenvolveu um pensamento pedagógico visivelmente
e político. Em sua concepção um sujeito que aprende a ler e escrever liberta-se
das amarras impostas pela sociedade e pela politica, de maneira a reconhecer-se
no mundo como um cidadão que tem tanto direitos, como deveres. Assim para que o
homem seja reconhecido como sujeito, deve-se haver a leitura de mundo, uma
reflexão do lugar que ocupa e do seu valor como ser humano. Para Freire a
educação é a única forma de inserção das pessoas de classes populares no
contexto social, de promovê-las e de conscientizá-las com dignidade. Para Freire,
o maior objetivo da educação é conscientizar o aluno, através de uma leitura de
mundo, onde há uma reflexão do lugar que ocupa e do seu valor como ser humano.
O principal livro de Paulo Freire " Pedagogia do Oprimido" descreve
perfeitamente os pensamentos que permeiam a sua atuação como educador, se
impondo a uma educação bancária, onde o aluno é considerado como um ser vazio e
onde apenas é depositado conhecimentos, e dando espaço a uma educação libertadora
onde o aluno é um sujeito critico.
Giselle de Oliveira Padilha
Nenhum comentário:
Postar um comentário