Educação Infantil
Segundo as
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, a Educação Infantil
é a primeira
etapa da educação básica, oferecida em
creches e pré-escolas, às quais se
caracterizam com espaços institucionais não domésticos que constituem
estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de
crianças de 0 a 5 anos de idade no
período diurno, em jornada integral ou
parcial, regulando-se supervisionados por órgão competente do sistema de ensino
e submetidos a controle social. É dever de o Estado garantir a oferta de
Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção.
Criança
Sujeito histórico e
de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,
constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende,
observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a
sociedade, produzindo cultura.
Concepção
da Educação Infantil Matrícula e faixa etária
·
É obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que
completam 4 ou 5 anos ato dia 31 de março do ano em que ocorrer a matrícula.
·
As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser
matriculadas na Educação Infantil.99 A frequência na Educação Infantil não é
pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.
·
As vagas em creches e pré-escolas devem ser oferecidas próximas às
residências das crianças.
Jornada
É
considerada Educação Infantil em tempo parcial, a jornada de, no mínimo, quatro
horas diárias e, em tempo integral, a jornada com duração igual ou superior a
sete horas diárias, compreendendo o tempo total que acriança permanece na
instituição.
Foto: Wanderley/MEC
Princípios
As propostas pedagógicas
de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:
·
Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do
respeito ao bem comum ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e
singularidades.
·
Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade
e do respeito à ordem democrática.
·
Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da
liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.
Concepção de Proposta
Pedagógica
·
Oferecendo
condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos
e sociais;
·
Assumindo
a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças
com as famílias;
·
Possibilitando tanto a convivência entre
crianças e entre adultos e crianças quanto à ampliação de saberes e
conhecimentos de diferentes naturezas;
·
Promovendo
a igualdade de oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes
sociais no que se refere ao acesso abens culturais e às possibilidades de
vivência da infância;
·
Construindo
novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade,
a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de
dominação etária, socioeconômica, étnico racial ,de gênero, regional,
linguística religiosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário